Entrevista à Taxlinked.net (20/7/2015)

 

(TL) What are the major opportunities of investment in Portugal? Which sectors show the greatest potential?

(MB) Portugal está num bom momento para o investimento. Está agora no princípio da curva de crescimento económico, depois de alguns anos de austeridade e recessão. Grandes oportunidades estão na agricultura, um sector que em Portugal, por força de algumas políticas esteve descurado até recentemente, é hoje um sector vivo e jovem com claras oportunidades de investimento, com oportunidades para crescimento com a aplicação de investimento e novas tecnologias.

E nos serviços, nomeadamente, serviços relacionados com o turismo, hotelaria nas suas várias dimensões desde a de alojamento urbano e rural a grandes hotéis e restauração.  

(TL) Could you explain how Portugal’s Golden Visa works? What are its benefits? What are its drawbacks?

(MB) O Golden Visa Português consiste na concessão de direito de residência em Portugal a nacionais de estados terceiros que pretendam investir em Portugal, ou exercer uma atividade de investimento, pessoalmente, ou através da detenção de capital social de uma sociedade, que concretize determinados volumes de transferência de capitais, investimento em bens imóveis, ou de criação de postos de emprego. A europa concorre na atração de investimento directo estrangeiro pela concessão de vistos de residência. Os requisitos para a sua obtenção são claros, simples e concorrenciais no espaço europeu.  Os benefícios são o direito de residência em Portugal, e o consequente direito de circulação no espaço Schengen, e ainda o acesso à naturalização portuguesa após seis anos de residência. O período inicial de dois anos é relativamente curto, é renovável verificando-se essencialmente os requisitos iniciais de investimento.

(TL) What would you suggest to individuals and organizations wanting to become financially literate?

(MB) A educação financeira é necessária para o crescimento e confiança no mercado de capitais. Vemos em Portugal cada dia notícias sobre a sustentabilidade da segurança social. Se não está insustentável a longo prazo, o que se verifica já é a instabilidade relativamente à mesma e a necessidade de ter alternativas. O Estado, e os agentes económicos interessados devem seriamente empenhar-se na literacia financeira e começar a “criar” efetivos cidadãos do mundo financeiro.

(TL) What is the Portuguese government doing to promote consumer protection? What needs to improve to guarantee greater consumer protection?

(MB) Esta é a outra face da moeda da literacia financeira que refiro. Já se verificaram sérios problemas em instituições financeiras por força do crescimento do mercado de capitais desde os anos 90 do século passado. Estão constantemente a acontecer e por mais governance e regulação em vigor na empresa, repetem-se. Os consumidores de produtos financeiros devem saber que o são, e em que termos o são. Deve ser altamente censurado que uma instituição financeira venda um produto financeiro como se fosse um simples depósito, no que para o consumidor é percetível. Devem se ver consequências e deve o Estado assumir quando falha na proteção dos consumidores de produtos financeiros. Ao Estado também deve interessar a proteção do mercado financeiro, dos seus agentes, incluindo os consumidores que não são neste sistema parte dispensável.

(TL) Currently, what is the status of Portuguese investment in Africa’s Portuguese-speaking world? Is there a lot of room for growth?

(MB) Entre outros, Angola e Moçambique nos últimos anos em franco crescimento, mais recentemente com algum abrandamento e alguma instabilidade que prejudica a confiança. Cabo Verde é um país estável com várias e criativas oportunidades nos serviços, em especial na hotelaria. A Guiné-Bissau é um país com muito potencial a explorar à procura de investidores, é um país a experimentar um excelente momento de direção política que está a congregar todo o país e a comunidade internacional num esforço coletivo para aproveitar o crescimento do continente e da região. Notam-se as movimentações. É claramente um bom momento para a Guiné-Bissau, e ainda Moçambique, e esperar… é pagar para ver.

 

https://taxlinked.net/taxlinked/spotlights/golden-visa-portugal-africa

 

Descubra-nos e partilhe
Descubra-nos e partilhe
Posted in Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *